Câmara de Cabedelo realiza Sessão sobre o “Outubro Rosa” e Prefeitura lança programação especial.



Vereadora Jacqueline (PRP) - Foto: Ismael Farias.
Por iniciativa da vereadora Jacqueline (PRP), o município de Cabedelo foi inserido no movimento “Outubro Rosa”, pela prevenção ao câncer de mama. A Câmara Municipal, iluminada de rosa, realizou uma Sessão Especial sobre o tema, incluindo uma palestra do mastologista Heverton Amorim. A Prefeitura da cidade também iluminou de rosa vários prédios públicos, a exemplo do Teatro Santa Catarina e da Secretaria Municipal de Saúde, e ainda anunciou uma programação especial de atividades para conscientização sobre o combate e prevenção ao câncer de mama, ao longo de todo o mês de outubro.

A Sessão Especial na Câmara foi dirigida pelo presidente do Legislativo, vereador Lucas Santino (PHS), e contou com a presença do vice-Prefeito, Leto Viana (PTN), dos Secretários Municipais de Saúde, André Luiz, e de Educação, Clecy Alves, dos parlamentares, além de representantes da sociedade civil e cidadãos cabedelenses.

Durante o evento, a vereadora Jacqueline fez uma apresentação sobre o movimento “Outubro Rosa”, explicando a importância dessa mobilização que tem alcance mundial, através de instituições públicas e privadas. A parlamentar também agradeceu ao Prefeito Luceninha por ter abraçado a causa e à Secretaria Municipal de Cerimonial, responsável pela iluminação rosa dos diversos prédios públicos.

“O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca. É muito importante participarmos desse projeto de conscientização, envolvendo as famílias cabedelenses, pois a doença tem cura, principalmente com o diagnóstico precoce, que pode ser realizado por meio do autoexame e exames clínicos”, ressaltou a autora da Sessão.

Através de requerimentos já apresentados na Câmara, a vereadora Jacqueline solicitou ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Saúde a aquisição de um Mamógrafo para realização do exame de mamografia no Hospital de Cabedelo, bem como um Mamógrafo itinerante, a fim de fazer o exame diretamente nas comunidades.

Durante a Sessão, muitos vereadores foram à tribuna reconhecer a importância de Cabedelo fazer parte do movimento “Outubro Rosa” e, ao final do evento, o vereador Márcio Bezerra (PP) sugeriu que o município também participe da campanha “Novembro Azul”, pelo combate ao câncer de próstata.

Confira a Programação da Prefeitura de Cabedelo, em alusão ao movimento “Outubro Rosa”. Acesse:




Assessoria

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca