Cabedelo integra campanha mundial de combate a AIDS.



Foto: Elias Martins.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo (PB) está integrando a campanha mundial de luta contra a AIDS, conhecida como Dezembro Vermelho. Ao longo de todo este mês, estão sendo realizadas ações educativas, de conscientização e sensibilização, além de exames e incentivo ao tratamento.

Segundo dados do Ministério da Saúde, Cabedelo ocupa o 5ºlugar no Estado em número de casos de HIV, com 153 casos detectados, ficando atrás apenas de João Pessoa (1.597 casos), Campina Grande (669 casos), Santa Rita (237 casos) e Bayeux (234 casos). Já o Estado da Paraíba ocupa o 5º lugar no Nordeste, com 4.759 casos de AIDS.

Desde o início da campanha, em 02 de dezembro, já foram realizados em Cabedelo 180 testes para diagnosticar infecção pelo HIV, todos com resultados negativos, de acordo com informações do Programa DST/AIDS do Serviço de Atendimento Especializado de Cabedelo, coordenado pela enfermeira Lucidia Medeiros Tavares.

A campanha Dezembro Vermelho foi requerida pelos vereadores Belmiro Mamede(PRP), Artur Cunha lima Filho(PRTB), Márcio Bezerra(PROS), Jacqueline Monteiro(PRP) e Lúcio José (PRP) na Câmara Municipal. A mobilização está sendo realizada, em Cabedelo, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Comunicação Social e Institucional, Secretaria de Educação e Cultura , Hospital Padre Alfredo Barbosa, Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart, SAE Serviço de Assistência Especializada de Cabedelo, as USFs Unidades Saúde da Família e os profissionais da área de saúde.

Informações e tratamento – O vírus HIV, causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, e a doença pode ser transmitida de várias formas: sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral); de mãe infectada para o filho, durante a gestação, o parto ou a amamentação (também chamada de transmissão vertical); compartilhamento de seringa ou agulha contaminada; transfusão de sangue contaminado, além de instrumentos cortantes não esterilizados.

O tratamento é realizado por meio de medicamentos antirretrovirais e exames de rotina. O teste para detectar a existência do vírus HIV no sangue é gratuito, rápido e seguro, podendo ser realizado por pessoas a partir dos 18 anos. No caso de crianças e ou adolescentes, é necessário ter a autorização do responsável legal.

Para mais informações sobre a doença, bem como a realização de testes de HIV e encaminhamentos para tratamento, deve-se procurar o Serviço de Atendimento Especializado de Cabedelo (SAE), localizado na Travessa São Sebastião, s/n, Bairro Camalaú; telefones (83) 3250-3279; horário de funcionamento: das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00. Também é indicado acessar o site do Governo Federal,  www.aids.gov.br, ou discar 136.


Fonte: Secom Cabedelo


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca