Prefeitura de Cabedelo apresenta projetos e ações para a Educação e institui o Ano Cultural Altimar Pimentel.



Altimar de Alencar Pimentel.
A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará nessa terça-feira (28), às 08h30, no Teatro Santa Catarina, a apresentação do ano letivo 2014. Durante o evento, serão divulgadas as ações, programas e projetos educacionais que integrarão a campanha municipal intitulada “Semear Educação Cidadã”, a ser desenvolvida ao longo do ano. Na ocasião, o Prefeito Leto Viana entregará as portarias de nomeação de todos os gestores escolares e assinará o decreto instituindo o “Ano Cultural Altimar de Alencar Pimentel”, em homenagem ao escritor, jornalista e teatrólogo que tanto incentivou e divulgou a cultura cabedelense numa ação conjunta das Secretarias de Educação e de Cultura.

O evento terá início com uma apresentação do coral cabedelense Tom Jobim e contará com a presença de convidados especiais e representantes de todas as 30 unidades educacionais do município, sendo 22 escolas e 08 creches.

“Estaremos reunidos com os multiplicadores diretos do nosso Projeto, que é implantar uma Educação Cidadã no município de Cabedelo. Acreditamos na Educação como sendo a base de formação da cidadania, imprescindível à construção de uma sociedade justa, onde todos tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial e disputar em igualdade de condições as oportunidades, inclusive profissionais”, afirmou o Prefeito Leto Viana, ressaltando o trabalho da Secretária Municipal de Educação e de Cultura, Clecy Alves, e do Assessor Especial da Secretaria, Neroaldo Pontes.

Ano Cultural Altimar de Alencar Pimentel – A cada ano, a Prefeitura de Cabedelo homenageará uma personalidade que tenha prestado relevantes serviços à cultura cabedelense. Este ano será dedicado a Altimar de Alencar Pimentel (in memoriam), escritor, teatrólogo e jornalista que dedicou sua vida à arte e ao município de Cabedelo, incentivando, divulgando e enriquecendo a cultura local.

Altimar Pimentel ocupou a cadeira nº 1 da Academia Paraibana de Letras, bem como uma cadeira no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, era especialista em Direção Teatral, em Teatro de Bonecos e implantou o Curso de Comunicação Social da UFPB.

Publicou mais de 30 livros e outras dezenas de artigos sobre a história de Cabedelo, Folclore, estudos de Folclore e Literatura, incluindo coco de roda, contos populares, ciranda, lapinha, fandango e bumba meu boi. Teve mais de 10 peças de teatro publicadas e muitas encenadas. Uma de suas obras, “Incantations”, foi publicada nos Estados Unidos e outra, “O auto do Boi na Paraíba”, na França.

Em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido pela cidade, Altimar Pimentel foi eleito vereador de Cabedelo, assumiu diversos cargos municipais, como Secretário de Educação e de Cultura. Teve um grande destaque estadual e nacional, como Assessor Cultural do Instituto Nacional do Livro, no Rio de Janeiro; Assessor Administrativo da Câmara dos Deputados, em Brasília; Vice-Presidente da Associação de Dramaturgos do Nordeste; membro do Conselho da Lei Viva Cultura; coordenador do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular da UFPB; diretor do Teatro Santa Roza, em João Pessoa, entre tantas outros cargos.

Durante muitos anos, trabalhou como jornalista, sendo redator da Coordenação do Ministério da Agricultura; da Câmara dos Deputados; dos jornais Correio Brasiliense, Correio da Paraíba, O Momento e A Tribuna.

Altimar conquistou muitos prêmios, por três vezes foi eleito o melhor autor em Festivais Nacionais de Teatro e recebeu diversos títulos, menções honrosas, entre outras homenagens, em uma trajetória de muita dedicação pela Literatura, pelo Folclore, pelo Teatro e por Cabedelo.

“A família ficou muito emocionada com essa homenagem, pois somos grandes admiradores do trabalho de Altimar e é muito gratificante ver a Prefeitura de Cabedelo reconhecer o que ele fez pela cidade e tê-lo como exemplo a ser seguido. Espero que a trajetória de Altimar seja inspiração para os nossos jovens, porque era exatamente isso que ele queria, que os cabedelenses valorizassem sua própria cultura”, afirmou a esposa do homenageado, Cleide Rocha.


Fonte: SECOM Cabedelo


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca