Faltam #100diaspraCopa! O Brasil se prepara para receber o mundial de 2014.




A terça-feira de Carnaval, dia 4 de março, representa para a organização da Copa do Mundo a simbólica marca de 100 dias para que a bola role pelo Mundial de 2014. Pontos turísticos de destaque nas cidades-sede ganharão iluminação em verde e amarelo para celebrar a data. Na reta final de preparação, o país finaliza os três últimos estádios. Depois de seis concluídos e usados durante a Copa das Confederações, o ano de 2014 contabiliza a entrega da Arena das Dunas, o primeiro jogo do Beira-Rio e a Arena da Amazônia terá a primeira partida no próximo fim de semana. Com isso, restam a Arena Pantanal, em Cuiabá, a Arena Corinthians, em São Paulo, e a Arena da Baixada, em Curitiba, todas com o cronograma equacionado. Paralelamente, há intensa atividade na fase final das obras de reforma e ampliação de aeroportos e portos e na consolidação das intervenções de mobilidade urbana.

Os primeiros meses de 2014 marcaram o início do processo de debate e ajuste dos planos operacionais em cidades como Cuiabá, Manaus, Natal, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. As seis outras - que sediaram partidas da Copa das Confederações - serão incluídas no fluxo de discussões. É o instante em que aspectos relativos a segurança, telecomunicações, atenção ao turista, transporte, hospedagem e voluntariado, entre outros, são alinhados entre representantes do governo federal, dos estados, dos municípios e do Comitê Organizador Local.

Um seminário em Florianópolis reuniu representantes das 32 delegações que estarão no país para debater diversos temas relativos ao Mundial, entre eles  a apresentação e aprovação do planejamento em segurança. Na área do turismo, o investimento em serviços é a tônica, e a expectativa do Ministério do Turismo é de crescimento da demanda internacional entre 6% a 8% nos próximos anos.

O setor de saúde já tem traçado todo o planejamento para o Mundial. Cerca de 10 mil profissionais de Saúde foram capacitados para atuar durante o evento ao longo dos últimos três anos. As 12 cidades-sede têm um aparato de 531 unidades móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 66 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 67 hospitais que funcionam de forma integrada para fazer o atendimento da população local e dos turistas brasileiros e estrangeiros.

Nesta segunda-feira, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, detalhou a preparação brasileira para a Copa numa entrevista à imprensa portuguesa. Preparação elogiada pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, que prevê um torneio excepcional. 

Em campo, uma série de amistosos internacionais agendados para esta quarta-feira (05.03) servem para que treinadores façam as últimas observações antes das convocações definitivas para a Copa do Mundo. A Seleção Brasileira, do técnico Luiz Felipe Scolari, joga contra a África do Sul em Joanesburgo. Um dos amistosos de destaque reúne os dois últimos campeões mundiais. Espanha e Itália medem forças em Madri, na Espanha. Aqui no Brasil, as cidades que servirão de base para as equipes, nos Centros de Treinamento de Seleções, estendem os benefícios do Mundial para além das 12 cidades em que haverá os 64 jogos. Jogos que o torcedor pode simular na tabela interativa ou conferir em recortes por cidade-sede, por grupos ou por seleções.


Fonte: Portal Brasil


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca