O aplicativo Sinesp Cidadão "Chekplaca" possibilitou a devolução de 33 mil veículos roubados em todo o País.



“Em 4 meses de operação, um aplicativo do @JusticaGovBR já possibilitou a devolução de 33 mil veículos roubados em todo o País. Já são mais de 1 milhão de downloads e 25 milhões de consultas ao #SinespCidadão, que permite consultar se um veículo consta como roubado/clonado. Basta digitar a placa para saber a situação do veículo. Se for constatada alguma irregularidade, você deve acionar a polícia pelo tel 190. O #SinespCidadão é produto gratuito da maior plataforma tecnológica de segurança pública do País, o Sistema Nacional de Segurança Pública, e está ajudando a levar mais segurança e agilidade para a vida do brasileiro ”, afirmou a presidenta da República, Dilma Rousseff, por meio de sua conta oficial no Twitter.

O aplicativo Sinesp Cidadão – Chekplaca -, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), pode ser usado em aparelhos com sistemas operacionais Android, IOS e computadores foi baixado por 152.011 usuários da Apple e 587.261 clientes que usam os serviços da Google Play.

Para baixar o aplicativo gratuitamente, o cidadão deve pesquisar “Sinesp Cidadão”, nas lojas da Apple ou Google Play. A consulta ainda pode ser realizada através do deste link.

Saiba mais

O Chekplaca permite que o cidadão verifique a situação de qualquer veículo no Brasil. Para isso, basta que a pessoa digite a placa do automóvel e aguarde alguns segundos para que o aplicativo informe o modelo e a situação do veículo junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O programa mostra se o carro tem alguma ocorrência no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp/MJ), se é roubado ou furtado.

Caso o aplicativo detecte alguma irregularidade, o programa alerta o usuário e dá a opção de ligar para a polícia, que envia uma equipe ao local para averiguar a situação. Atualmente, o aplicativo tem sido usado também por forças policiais do País, que tentam diminuir os números de roubos, furtos e clonagem de veículos.


Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Justiça


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca