Programação do Dia Mundial da Saúde em Cabedelo segue durante toda a semana, com ações de saúde e cidadania.



Esclarecer sobre a importância da promoção da saúde e da prevenção de doenças crônicas, por meio de hábitos saudáveis. Esse é o principal objetivo das atividades que estão sendo realizadas durante toda a semana pela Secretaria de Saúde de Cabedelo. O evento foi aberto na última segunda-feira (07), Dia Mundial da Saúde, no pátio do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) - Campus Cabedelo e já teve continuidade nessa terça (08) e quarta (09), no Centro Especializado Odontológico (CEO), na Policlínica Leonardo Mozart e no anexo da Policlínica.

Sob o tema “Hipertensão Arterial: viver com saúde é uma grande vitória”, as atividades, que acontecem até sexta-feira (11), em vários pontos da cidade, estão levando aos cabedelenses ações de prevenção e proteção à saúde. “A orientação que recebemos do prefeito Leto Viana, e que é um dos objetivos de nossa gestão à frente da Secretaria, é focar na qualidade dos serviços da atenção básica e, dessa forma, realizar a prevenção de patologias facilmente evitáveis”, destaca o secretário de saúde, Jairo Gama.

Na última sexta-feira (04), a Faculdade de Ciências Médicas promoveu ações de saúde para a população, no Cabedelo Clube. Nessa segunda-feira (07), a Prefeitura ofertou serviços que já são oferecidos cotidianamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Cabedelo, a exemplo de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, hepatite e sífilis, além de ações de nutrição, pesagem e orientação sobre uma alimentação balanceada.

Na manhã da terça (08), as ações aconteceram na Policlínica Leonard Mozart e no Centro Especializado Odontológico (CEO). Já nesta quarta (09), também durante a manhã, as atividades foram realizadas no Anexo da Policlínica (Antigo Hospital Geral).

“A realização desses testes é de grande importância para que possamos começar a observar a suspeita ou a provável presença de uma patologia. Dependendo dessa análise, alguns usuários já são encaminhados às Unidades Básicas do Município para dar continuidade ao atendimento”, afirmou o técnico de enfermagem, Rômulo Oliveira.

Alunos do IFPB, pacientes do CEO, da Policlínica e moradores, principalmente da Comunidade Jardim Jericó e do Bairro Camalaú, participaram das atividades e ressaltaram a importância do evento. “Eu acho bastante interessante porque isso tudo é um alerta para o cuidado com a Saúde. Espero que essas ações voltem a acontecer abrangendo outras comunidades”, afirmou João Pedro, aluno do curso Técnico de Pesca.

Além de atividades direcionadas à prevenção e informações sobre saúde, as ações têm a participação da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, que está oferecendo cortes de cabelo gratuitos e orientações acerca do Programa Bolsa Família. Também contam com a parceria de Gestores e Coordenadores da Rede de Atenção Básica à Saúde do Município e dos Enfermeiros da Alegria, integrantes da faculdade Santa Emília de Rodat.

Programação - Nessa quinta-feira (10), as ações de saúde e cidadania serão realizadas no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB). Além de realizar as mesmas atividades que estão acontecendo nos outros locais, proporcionará também, aos seus usuários e pacientes, atividades diferenciadas tais como: suporte básico de cardiologia, informações de prevenção sobre violência contra mulher, palestras sobre amamentação e ainda atividades de ginástica laboral acompanhadas de orientações posturais. No Hospital, as atividades ocorrerão no período das 8h00 às 12h00 e das 13h30 ás 16h00 e serão realizadas no âmbito do prédio onde o mesmo funciona.

O encerramento da programação acontece na sexta-feira (12), no CAPS AD Primavera.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca