Prefeito de Cabedelo e Reitora do Unipê discutem parcerias entre as duas entidades.



O Prefeito de Cabedelo, Leto Viana, se reuniu, nessa quinta-feira (15), com a reitora do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Ana Flávia Pereira Fonseca, para discutir a expansão de um convênio cooperativo já existente entre as duas entidades. O encontro aconteceu no gabinete da Reitoria e contou com a presença, ainda, do secretário municipal de Ação e Inclusão Social (Semais), Euzo Cunha, e dos professores da instituição, Dionísio Júnior e Ivan Ricardo.

Atualmente, Cabedelo e Unipê são parceiros na área de saúde. No convênio de cooperação existente entre as entidades, alguns alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia realizam seus estágios obrigatórios nos Postos de Saúde da Família (PSF) da cidade portuária.

A proposta da Prefeitura, levada até a reitora Ana Flávia, foi a de expandir esse estágio, abrangendo, ainda, estudantes de Fonoaudiologia, para atender às pessoas com deficiência, já que a cidade de Cabedelo conta, hoje, com cerca de 17 mil deficientes e definiu, no mês passado, o seu Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

“Devido ao número significativo de pessoas nessas condições, consideramos importante ter um atendimento de maior qualidade na própria cidade, já que, muitas vezes, elas precisam se deslocar até a Funad, em João Pessoa, para receber assistência. Dando certo, essa parceria trará um benefício enorme aos cabedelenses, gerando conforto e uma qualidade de vida ainda melhor”, argumenta o secretário Euzo.

A Reitora da Unipê destacou a importância desse tipo de parceria não apenas para a cidade contemplada, mas como para a própria instituição de ensino, e se prontificou a estudar a possibilidade de atender essa demanda, verificando, antes, as reais necessidades de Cabedelo e como o Unipê pode trabalhar para atendê-las.

“De nossa parte, esses convênios são necessários e importantes, pois geram capacitação e experiência aos nossos alunos. Estamos abertos para renovar essa parceria já existente com a cidade de Cabedelo, bem como para ampliá-la e torná-la de maior alcance”, destacou Ana Flávia.

Na ocasião, o Prefeito Leto Viana ainda apresentou a proposta de firmar um convênio visando a oferta de bolsas de estudos a alunos da rede municipal que se destacaram durante sua vida letiva, bem como nas provas do Enem, a exemplo do que já existe entre Governo do Estado e Unipê.

“O assunto ainda precisa ser estudado e amadurecido. Não adianta oferecermos algo que será encerrado depois. Tanto eu quanto a Magnífica Reitora queremos uma parceria que seja perene, duradoura. Por isso, só iremos bater o martelo para algo que seja real, e que traga beneficio a curto, médio e longo prazo aos cabedelenses. De toda forma, encontros como esse são importantes e necessários para que consigamos desenvolver ideias e projetos a serem elaborados”, ressaltou o prefeito Leto Viana.

Uma nova reunião ficou agendada para que seja apresentado um mapa das necessidades de Cabedelo, bem como o contingente disponível pelo Unipê para que essas parcerias possam ser celebradas.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca