Prefeitura Municipal de Cabedelo abre o Ano Cultural Altimar Pimentel nesta terça-feira (27).



O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, fará, nesta terça-feira (27), a abertura oficial do Ano Cultural Altimar Pimentel, às 09h00, no Teatro Santa Catarina.

De acordo com o prefeito, a instituição de um Ano Cultural no Município de Cabedelo é uma oportunidade para que a cidade e, de modo particular, as escolas da rede municipal, possam desenvolver e trocar conhecimentos sobre Cabedelo, a partir do estudo da vida e da obra de uma personalidade marcante no desenvolvimento social do município.

Neste ano de 2014, presta-se homenagem a Altimar de Alencar Pimentel (in memoriam). O objetivo é promover ações artístico/culturais que enfatizem o trabalho desse historiador, escritor, intelectual do teatro e da cultura popular, que tanto se dedicou ao município de Cabedelo, estimulando-se ainda a criatividade dos estudantes, educadores e outros cidadãos residentes no município, no intuito de valorizar a cultura local.

Altimar de Alencar Pimentel – Foi escritor, teatrólogo e jornalista que dedicou sua vida à arte, incentivando, divulgando e enriquecendo a cultura local. Ele ocupou a cadeira nº 1 da Academia Paraibana de Letras, bem como uma cadeira no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, era especialista em Direção Teatral, em Teatro de Bonecos e implantou o Curso de Comunicação Social da UFPB.

Entre os seus 30 livros publicados, destaque para os dois volumes da obra “Cabedelo”, com edição esgotada, que conta toda a história da cidade, desde sua fundação aos tempos atuais. Publicou outras dezenas de artigos sobre a história de Cabedelo, Folclore, estudos de Folclore e Literatura, incluindo coco de roda, contos populares, ciranda, lapinha, fandango e bumba meu boi. Teve mais de 10 peças de teatro publicadas e muitas encenadas. Uma de suas obras, “Incantations”, foi publicada nos Estados Unidos e outra, “O auto do Boi na Paraíba”, na França.

Em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido pela cidade, Altimar Pimentel foi eleito vereador de Cabedelo, assumiu diversos cargos municipais, como Secretário de Educação e de Cultura. Teve um grande destaque estadual e nacional, como Assessor Cultural do Instituto Nacional do Livro, no Rio de Janeiro; Assessor Administrativo da Câmara dos Deputados, em Brasília; Vice-Presidente da Associação de Dramaturgos do Nordeste; membro do Conselho da Lei Viva Cultura; coordenador do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular da UFPB; diretor do Teatro Santa Roza, em João Pessoa, entre tantas outros cargos.

Durante muitos anos, trabalhou como jornalista, sendo redator da Coordenação do Ministério da Agricultura; da Câmara dos Deputados; dos jornais Correio Brasiliense, Correio da Paraíba, O Momento e A Tribuna.

Altimar conquistou muitos prêmios, por três vezes foi eleito o melhor autor em Festivais Nacionais de Teatro e recebeu diversos títulos, menções honrosas, entre outras homenagens, em uma trajetória de muita dedicação pela Literatura, pelo Folclore, pelo Teatro e por Cabedelo.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca