Prefeito de Cabedelo participa de festa de São João e aniversário de 10 anos do CAPS I Porto Cidadania.



Prefeito de Cabedelo-PB - Leto Viana.

O Prefeito de Cabedelo, Leto Viana, e o Secretário Municipal de Saúde, Jairo Gama, participaram, na última quarta-feira (11), da festa de aniversário de 10 anos do Centro de Atenção Psicossocial Porto Cidadania (Caps I), no Cabedelo Clube. O evento marcou ainda as comemorações juninas da unidade, que está ligada ao Setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

A festividade, animada pelo Trio de Forró Pé de Serra Jair Pereira & Nosso Xote contou com várias apresentações artísticas, a exemplo do Coral de Libras Mãos Encantadas (uma atividade do próprio Caps I, sob a coordenação da professora Fátima) e do Grupo de Dança Friends, formado por adolescentes do Centro Municipal de Artes, sob a coordenação da monitora Maira Mô.

Um dos destaques ficou por conta da apresentação da Quadrilha Junina formada pelos usuários e pelos técnicos do Caps, que abrilhantou a festa com muita animação. Para complementar a descontração e o clima junino, havia comidas típicas, como canjica, pamonha, pé de moleque e milho, entrega de várias lembrancinhas aos usuários e seus familiares, bem como sorteio de brindes.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Leto Viana parabenizou os técnicos do Caps pelo profissionalismo com que desempenham seus serviços e garantiu aos usuários e seus familiares o apoio e a dedicação por parte de sua gestão.  "Parabenizamos a todos os profissionais pelo sucesso do evento, pelos 10 anos de trabalho e atuação bem prestados à população de Cabedelo. Salientamos também a importância de um gestor se dedicar a ampliar e melhorar ainda mais os serviços na área de saúde mental em seu município", afirmou.

O Secretário de Saúde, Jairo Gama, articulador do evento em conjunto com a Diretoria do Caps, enfatizou uma das principais metas do Centro: a inclusão social. "Os 10 anos do Caps no nosso Município tem uma característica muito peculiar, que é a inclusão. Essa inclusão permite que os usuários e seus familiares participem de eventos tão bonitos e salutares como este", destacou.

Saúde Mental - A coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Milaneide Sousa, ressaltou que a realização do evento, além de proporcionar momentos lúdicos e de lazer, tem o caráter primordial de reinserir o usuário no convívio social.

"Lembrar esses 10 anos é reconhecer que esse foi o primeiro passo decisivo na construção da Rede de Atenção Psicossocial, que se propôs a ser substitutiva ao Hospital Psiquiátrico, pois este demandava um tratamento desumano e excludente. Hoje, com os serviços desenvolvidos nos Caps, temos a satisfação de realizar eventos como este, que objetivam a reinserção social", pontuou.  

O Caps - Inaugurado em junho de 2004, o Caps I Porto Cidadania abriu à população cabedelense uma porta de acolhimento efetivo às demandas advindas dos portadores de transtornos mentais. Para a rede de serviços de saúde, representou a ampliação da assistência, como um parceiro que, ao longo desses 10 anos, tornou-se referência indiscutível frente aos casos de grave sofrimento psíquico.

Para os portadores de transtornos mentais, o Caps I significa a possibilidade concreta de romper com um ciclo de internações psiquiátricas e realizar o tratamento em seu meio sócio-familiar. Para a equipe de trabalho, é um desafio diário que se coloca, exigindo compromisso, preparo e dedicação permanentes.

O Caps I Porto Cidadania funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h,  na  Rua Pastor José Alves de Oliveira, 1328, no bairro de Camalaú. Para maiores informações, basta entrar em contato através do telefone: (83) 3250-3241.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca