Prefeitura de Cabedelo e Faculdades Iesp e Fatec realizam ações de cidadania e serviços à população.



A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), realizou, no último sábado (26), mais um Corredor de Serviços, em parceria com as Faculdades Iesp e Fatec/PB. O evento, que contou com a participação do prefeito Leto Viana, aconteceu na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Cabedelo, e reuniu diversas prestações de serviços voltados à população cabedelense, através dos programas Ação Social Iesp e Ação Campeã.

No local, foi montada uma estrutura com vários stands, onde a população recebeu, de forma gratuita, serviços de emissão de documentos de identidade, noções sobre gestão financeira e imposto de renda, bureau jurídico, consultas ao SPC, noções de informática sobre utilização de e-mails, jogos e sistemas avançados, além da realização de gincana do saber e oficinas de reciclagem e informações sobre o Programa Bolsa Família.

“Temos nos esforçado muito para construir e manter parcerias com várias instituições de ensino, a exemplo das próprias Iesp e Fatec, além do Unipê, IFPB, UFPB, entre outras, que têm muito a oferecer à população carente do município, ajudando a aproximá-la de opções tecnológicas, educacionais e de capacitação trazidas por essas unidades”, destacou o prefeito Leto Viana.

Essa foi a primeira edição do Corredor de Serviços, que contou com ações que cobrem um leque de conhecimentos aplicados das áreas de Direito, Enfermagem, Sistemas, Ciências Contábeis e Administração, Estética e Cosmética e Turismo e Publicidade.

 “Quando a gente se posiciona perante a sociedade através desses serviços, consolidamos uma imagem socialmente responsável. Nessa primeira edição, focamos na orientação de processos de reciclagem, educação ambiental, turismo, publicidade, cidadania e controle financeiro”, esclareceu Eduardo Paiva, coordenador de prospecção acadêmica do Iesp.

O Corredor de Serviços também contou com a participação de outras secretarias municipais, além da Semais, como a da Saúde, de Mobilidade Urbana (Semob), da Cultura, da Comunicação Institucional e a Guarda Municipal,.

Além do prefeito Leto Viana e da primeira dama, a vereadora Jacqueline Monteiro, também estiveram presentes ao evento os secretários: Euzo Cunha (Semais), Hugo Braga (Indústria Comércio e Portos), Walmarques Jr. (Cultura), Fabrício Magno (Comunicação Institucional) e Fábio Araújo (Chefe de Gabinete), além de representantes da Câmara Municipal.

Oficinas e serviços - Dentre as atividades e serviços oferecidos aos cabedelenses presentes, a Oficina de Reciclagem, realizada pelo arquiteto Jonas Lourenço, professor de pós-graduação convidado pelo Iesp, chamou bastante atenção. Na ocasião, os participantes receberam noções de educação ambiental e de técnicas de reciclagem, além de aprenderem a reaproveitar madeiras descartadas, na confecção de móveis e utensílios, e toneis metálicos, criativamente repintados com tinta spray, transformando lixo em verdadeiras obras de arte.

“Além da abordagem prática, queremos aqui demonstrar que o ‘grafite’, tão usado por algumas pessoas, não é só pichação, e também pode se transformar em arte, tendo muito a ver com educação ambiental”, explicou Lourenço.

Na área de saúde, a população teve a oportunidade de realizar exames de glicemia e pressão arterial, testes de HIV, hepatite e HPV, com resultados imediatos, além de avaliação clínica e vacinas contra hepatites A e B e tríplice viral. O evento ainda contou com serviços de massagem corporal, tratamento de pele e corte de cabelo.

“Pra mim foi uma maravilha! Em uma única manhã, fiz exames, tomei vacina, fiz tratamento de pele, corte de cabelo e ainda vou receber massagem, tudo de graça!”, comentou, satisfeita, dona Joana Maria, moradora do Centro de Cabedelo.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca