Fórum sobre câncer de mama abre calendário de atividades do Outubro Rosa em Cabedelo.



Primeira dama de Cabedelo, vereadora Jacqueline Monteiro.
Conscientizar e esclarecer a população sobre a prevenção ao câncer de mama. Esse foi o objetivo do 1º Fórum do Outubro Rosa, realizado ontem (01) em Cabedelo. A iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), contou com a parceria das Secretarias de Saúde e de Ação e Inclusão Social (Semais), e abriu as ações do mês de incentivo à prevenção do câncer de mama na cidade.

Realizado no Teatro Santa Catarina, o Fórum contou com a presença do prefeito Leto Viana e da primeira dama de Cabedelo, vereadora Jacqueline Monteiro, além de representantes da Câmara Municipal e da sociedade civil.

“Ações como essas, que buscam oferecer à nossa população informações e esclarecimentos sobre uma doença tão séria, são sempre louváveis e apoiadas pela nossa gestão. A Prefeitura vem lutando muito para garantir uma saúde de boa qualidade, bem como um atendimento eficaz às mulheres do nosso município, não apenas durante esse Outubro Rosa, mas ao longo de todos os meses do ano ”, ressaltou o prefeito Leto Viana.

 Na programação, esteve incluída palestra com uma mastologista sobre o câncer de mama, as formas de prevenção e tratamento; apresentação teatral; premiação do concurso cultural da melhor frase sobre a doença; além da distribuição de cartilhas informativas sobre os câncer de mama e de colo de útero.

“Nós fizemos um chamado para a família vir participar deste evento, que além de ser a abertura do Outubro Rosa em Cabedelo, tem como objetivo conscientizar e esclarecer mais sobre o câncer de mama”, explica Mônica Pimentel, titular da SPPM.

O Outubro Rosa em Cabedelo foi instituído no ano passado, através de requerimento apresentado à Câmara pela vereadora Jacqueline Monteiro (PRP). Outra iniciativa da primeira dama foi a solicitação, também na Casa Luiz de Oliveira Lima, de um mamógrafo, que será inaugurado no próximo dia 09.

“Foi uma luta minha, do prefeito Leto, dos colegas da Câmara Municipal e também daqueles que fazem parte da Secretaria de Saúde. E muito me alegra poder ser uma colaboradora da saúde da mulher no nosso município. Além disso, temos a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que é uma ideia nossa e que o prefeito abraçou e vai trabalhar não só a saúde, mas também a educação e a violência contra a mulher. Tudo isso são projetos e propostas dessa atual gestão para melhorar a vida das cabedelenses”, destaca Jacqueline.

A partir da próxima segunda-feira (06), e durante todo esse mês de outubro, serão realizadas diversas ações nas 20 Unidades de Saúde da Família (USF), na Policlínica e também no Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa.

Na programação, estão previstas atividades educativas, exame físico das mamas e orientação alimentar. Toda a equipe da atenção básica irá desenvolver trabalhos voltados ao diagnóstico precoce do câncer de mama e à conscientização das mulheres sobre a importância da mamografia e dos exames de rastreamento.

“Foi através do autoexame preventivo que eu consegui sentir o nódulo, e os exames posteriores confirmaram o diagnóstico. É muito importante que as mulheres façam o autoexame, se toquem sem vergonha nenhuma e vá ao médico regularmente, pois foi assim que eu consegui vencer a doença”, disse Ivana Acyole, vítima de câncer de mama e que emocionou todos os presentes ao Teatro com o seu depoimento.

Mamógrafo e inauguração da SPPM - Na próxima quinta-feira (09), dois grandes eventos acontecem em Cabedelo dentro das atividades do Outubro Rosa. Pela manhã, o prefeito Leto Viana, a primeira dama Jacqueline Monteiro e o secretário de Saúde, Jairo Gama, entregam à população cabedelense o primeiro mamógrafo da cidade.          

O aparelho é um dos mais importantes para o tratamento precoce da doença e ficará disponível na Policlínica de Cabedelo, beneficiando mais de 10 mil mulheres que antes precisavam se deslocar até João Pessoa a fim de realizar o exame.

À noite, será inaugurada a sede da SPPM, que ficará localizada na Rua Manoel Araújo Nascimento, nº 130, no bairro Jardim Brasilia, na mesma rua do Caps.

A secretaria foi criada pelo prefeito Leto Viana e tem, dentre outros objetivos, planejar e efetivar campanhas educativas voltadas às mulheres; articular, promover e executar programas de cooperação com organismos estaduais, nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados a implementações de políticas públicas para as mulheres; além de realizar ações voltadas às áreas consideradas de vulnerabilidade para a qualidade de vida e autonomia das mulheres, tais como: educação e cultura, enfrentamento à violência contra a mulher, saúde, trabalho e combate à pobreza.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca