Em Cabedelo - Marzão de Forró terá cidade cenográfica e decoração especial em quatro locais da cidade.



Comidas típicas, barracas e até uma cidade cenográfica esperam os forrozeiros que irão curtir o Marzão de Forró em Cabedelo, já a partir do próximo dia 15. É que a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Cultura, está preparando uma decoração especial para os festejos juninos na cidade na Praia do Miramar, nos bairros do Jacaré e Renascer e na Praça Getúlio Vargas, no Centro.

A linda ornamentação, assinada por oficineiras locais e coordenada pela artesã Diana Oliveira, vai levar um colorido todo especial e nordestino ao São João da cidade portuária, que promete animar o público nos próximos dias 24, 25, 26 e 27. 

A praça Getúlio Vargas, no Centro, que irá abrigar apresentações culturais nos dias 22 e 23, vai receber decoração nas árvores e canteiros, além de barracas temáticas para a venda de comidas típicas. 

Já a Praia de Miramar, cenário principal dos shows de 24 a 27, receberá uma cidade cenográfica matuta, composta por bodega, igreja e vila de casas, tudo remontando à tradição que a festa junina inspira. 

Já no Bairro do Renascer, onde também acontecem shows nos dias 24 a 27, e no Jacaré, o colorido e a beleza do São João vão ficar por conta de caprichadas bandeirolas.

Para compor toda a decoração do Marzão, Diana de Oliveira buscou inspiração na tradição nordestina para reproduzir nossa cultura. A partir da reciclagem de materiais, a artesã e as dez oficineiras estão produzindo fuxicos e estandartes, além de enfeitarem balaios e arupembas. 

“A decoração seguirá a linha tradicional, com reaproveitamento de materiais visando minimizar os custos. Usamos retalhos de tecido e TNT para a produção de fuxicos, e com eles, vamos enfeitar balaios, luminárias, arupembas e estandartes. Vai ser um lembrete de como era no tempo das nossas avós”, destacou Diana. 

A PMC, desde a edição do São João do ano passado, vem buscando resgatar a tradição junina do Estado e realizar uma festa voltada para a família cabedelense, conciliando a valorização da cultura local e a vinda de atrações de alcance nacional. 

“Este ano buscamos melhorar o que já fizemos no ano passado. Com relação à decoração, a cidade cenográfica será maior, com uma vila de casas remontando à tradição das festas juninas Também serão utilizados elementos do artesanato local, como o marisco e o fuxico, valorizando a nossa cultura. Já com relação à festa, teremos a apresentação de grupos culturais locais, como também de atrações nacionais, visando trazer muita animação para a família cabedelense”, ressaltou Walmarques Júnior, secretário de Cultura.

Marzão de Forró – A programação oficial do Marzão de Forró será lançada na próxima quinta-feira (11), no Cabedelo Clube, a partir das 20h00. 

Este ano, a organização do evento decidiu diminuir os dias dos festejos juninos de Cabedelo, buscando reduzir custos e atender recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no sentido de primar por ações básicas oferecidas pelo município, a exemplo da folha de pagamento em dia, realização de obras e manutenção dos serviços essenciais à população. 

O Marzão terá quatro dias de festas, em dois locais diferentes: Praia do Miramar e Renascer. Porém, os festejos começam já nos dias 22 e 23, na Praça Getúlio Vargas, a partir das 17h00, com Trios Pé de Serra, venda de comidas típicas e artesanatos. A novidade da festa ficará por conta do Marzão Eletro, uma tenda com músicas juninas eletrônicas, que promete animar o público jovem que for curtir o São João no litoral. 

Confira a programação de shows no Miramar e no Renascer:

Praia do Miramar:

Dia 24/06 - Tom Oliveira & Leco e Banda DBaille
Dia 25/06 - Banda Encantus & Forró Bakana
Dia 26/06 - Eliane & Netinho Lins
Dia 27/06 - Os Gonzagas & Forró Saudade

Bairro de Renascer:

Dia 24/06 - Forró das Marias & Assinatura do Forró
Dia 25/06 - Forró do Sheik & Prakatu
Dia 26/06 - Forró do Skulaxo & Loura Pressão
Dia 27/06 - Raiany Stefany e Forró na Vibe & Bonde dos Estourados


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca