Em Cabedelo - Comitê Ferroviário discute reativação da malha ferroviária da Paraíba.



(Foto: Michael Sampaio - Secom Cabedelo)
O secretário de Indústria, Comércio e Portos (SEICP) de Cabedelo, Hugo Braga, participou, nesta terça-feira (20), de mais uma reunião com o Comitê Ferroviário da Paraíba para discutir a reativação da linha férrea na Paraíba, principalmente a que liga a cidade portuária à Campina Grande.  

No encontro, o grupo começou a elaborar um documento a ser encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), solicitando providências em relação aos contratos atuais vigentes entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a empresa Transnordestina, responsável pela malha ferroviária da Paraíba desde 1998. 


A reunião contou com as presenças do secretário da Habitação de Cabedelo, Rodrigo Matines; do superintendente do Departamento Nacional de Trânsito (DNIT), Normando Lima de Oliveira Filho; do superintendente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Airamir Padilha de Castro; e do presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool), Edmundo Coelho Barbosa.

Além da reativação da linha que liga as duas cidades, a reunião ainda debateu as potencialidades econômicas da via férrea que atravessa todo o  Estado.  

“O Comitê tem a finalidade de destravar a malha ferroviária da Paraíba, pois atualmente estamos amarrados por um contrato que a ANTT tem com a Transnordestina. Portanto, há 17 anos ela está abandonada, pois a empresa não recuperou, não fez investimentos para coloca-la em funcionamento”, explicou Braga.

Para ele, a ociosidade da malha ferroviária atinge diretamente a economia de Cabedelo e, por extensão, de todo o Estado.

“Os interesses de Cabedelo na malha ferroviária se dão, sobretudo, porque é aqui que ela começa, origina-se aqui no Porto. Temos uma atividade portuária que depende muito de uma malha ferroviária melhor para escoar a chegada e a saída de produtos. Estamos questionando a legalidade dos contratos. Vamos tentar sair daqui com um documento chamando a responsabilidade tanto do ente público - a ANTT - como da empresa privada. Ou se faz os investimentos necessários para reativar o ramal ferroviário ou a ANTT cancela o contrato e faz uma nova concessão, uma nova licitação para outros atores participarem”, completou. 

Documento - O documento a ser elaborado contém as principais reivindicações do grupo e o avanço das discussões até o momento. O objetivo é estabelecer uma posição do Comitê em relação aos destinos da ferrovia e apontar as potencialidades econômicas com a reativação. 

As estratégias do grupo envolvem o estudo e propositura de viabilidade econômica do trecho através de projetos localizados por áreas de interesse; análise das condições físicas e operacionais da malha; e a manutenção do diálogo com a concessionária e com a ANTT para reverter o atual estado de ociosidade da malha.

O Comitê – O Comitê Ferroviário é um grupo de representantes de órgãos públicos e entidades empresariais que tem por meta reacender as propostas de reativação da malha ferroviária da Paraíba, que se encontra subutilizada há pelo menos 17 anos.

Além da Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da SEICP, o Comitê agrega órgãos públicos como Dnit, Anvisa, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Companhia Docas, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande. O grupo vem se reunindo regularmente, discutindo e elaborando propostas para reverter o atual estado de abandono da malha ferroviária do Estado.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca