Praias e culinária de Cabedelo são destaques em revista de turismo nacional.


A cidade de Cabedelo e suas belezas naturais estão destacadas na mais nova edição da revista Brasil Travel News (BTW 314), uma das mais conceituadas no ramo turístico. A matéria “De praia em praia” exalta a fauna e a flora da cidade portuária e ainda os 18 quilômetros de faixa litorânea com “tons caribenhos”.
A publicação, assinada pela jornalista Flávia Lelis, destaca “a paisagem privilegiada, no qual há espaço para vegetação preservada, bem como, para águas cristalinas que invariavelmente são comparadas ao Caribe”. Além disso, o texto cita como referências as Praias do Jacaré, Formosa e Intermares, além, é claro, de Areia Vermelha.

“A matéria destaca apenas o que quem vive e conhece Cabedelo já sabe: o quanto a nossa cidade é linda e suas riquezas naturais bem conservadas. Recebemos com surpresa e muita satisfação a publicação, que ressalta muito bem os atrativos de Cabedelo e dá motivos mais do que suficientes para quem não conhece, vir conhecer e se apaixonar por essa cidade”, exalta o secretário de Turismo, Omar Gama.]

A revista - A Brasil Travel News está no mercado há mais de 28 anos, contribuindo para que o viajante tenha sempre informações atualizadas a respeito de destinos, roteiros, hotéis, restaurantes, passeios e das diferentes novidades que surgem a cada dia no setor turístico.

Confira a matéria na integra:

De Praia em praia

Em um dos menores Estados do Brasil, as riquezas são múltiplas, e quando a escolha é Cabedelo, o turista se depara com os tesouros da fauna e da flora, além de seus 18 quilômetros de faixa litorânea de tons caribenhos.

E se ao invés de estar sentado atrás dessa mesa de escritório trajando roupas sociais, você estivesse sentado à beira-mar e delicadamente saboreasse cada grão do delicioso arrumadinho – prato à base de feijão verde, farofa e carne de sol -,enquanto lá no horizonte o mar dança em perfeita harmonia com os raios de sol? Assim são os dias em João Pessoa, na Paraíba. Fundada em 1585, a capital paraibana surgiu para ser explorada desde as primeiras horas da manhã, afinal, denominada Porta do Sol, aqui o sol brasileiro nasce primeiro e, ao longo do dia, brilha intensamente sendo responsável pela harmonia dos cenários naturais, bem como, pela cor morena que tomará conta da sua pele. As horas iluminadas podem ser aproveitadas nos arredores do Parque Solon de Lucena que agrega diversas espécies da Mata Atlântica, desenho do paisagista Burle Marx e exemplares de bambuzal e de pau-d’arco. 

Ou outra sugestão é ir além no mapa paraibano e desembocar em Cabedelo, município dono de 18 quilômetros de extensão de faixa litorânea e distante apenas 28 quilômetros da capital João Pessoa. A região se destaca entre os guias de turismo por possuir uma paisagem privilegiada, na qual há espaço para vegetação preservada, bem como, para águas cristalinas que invariavelmente são comparadas às do Caribe.

Por lá, obviamente são as praias que reinam em exuberância. Uma das comentadas é a Praia do Jacaré, principalmente durante os fins de tarde quando um espetáculo ao som do boleto de Ravel invade a região. Ao passo em que o sol se esconde atrás da mata, a canção se espalha pelo ambiente e transforma a atmosfera, criando uma experiência que dispensa tradução em palavras, e que requer sensibilidade. No entorno da praia, há disponibilidade de serviços populares entre os turistas, incluindo uma feira de artesanato e lojas de souvenires

 (...)

A culinária é um excelente motivo para visitar a Praia Formosa, já que no número 74, da rua Cassiano Cunha Nóbrega,  está o Sumé Bar e Restaurante, endereço certo para quem deseja apreciar deliciosas produções à base de frutos do mar, a exemplo das caldeiradas e caldos de lagosta. Instalado à beira da areia, num espaço despojado e simples, o local tem um cardápio que também inclui caranguejos, ostra, arraia, cação, camarão, polvo, risoto e peixe frito. 

No quesito beleza, talvez poucas praias superem Intermares. Verdadeiro cartão-postal local e um dos carros-chefes do Estado, a praia se tornou querida, principalmente, entre os surfistas que encontram aqui grandes ondas, e cenário para etapas de campeonatos de surf, como o circuito Paraíba Surf Sol e Mar. Durante a alta estação de verão, os holofotes se acendem e os palcos são montados para que os principais artistas do cenário nacional se apresentem no Fest Verão Paraíba, festival que alia a música e clima tropical para criar momentos inesquecíveis.

No entanto, no traçado de Cabedelo, nada se compara à Ilha de Areia Vermelha. Desde os anos 90 parte de uma unidade de conservação denominada Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, o banco de areia com cerca de dois quilômetros de comprimento, que emerge no meio do Atlântico, faz com que seus visitantes se rendam diante da cor avermelhada de seu solo. No entanto, o maior responsável por transformar a ilha em uma estrela nacional é o mar, que numa variação de tons verdes e azul, constrói uma cena idílica atraente, arrebatadora. Acessível a partir das praias de Poço ou Camboinha, um passeio de barco de, aproximadamente, dez minutos leva ao trecho de areia que tem sua estrutura composta por piscinas naturais e barracas fluviais, além da possibilidade de avistar a capital paraibana. Sucesso entre os viajantes – mesmo que por 15 dias por mês, durante a maré baixa – a ilha é ponto certo para se observar a riqueza que se estabelece no fundo do mar, e como um verdadeiro sonho, seu ápice se dá na imagem inesquecível formada por dezenas de barcos atracados em meio às águas paraibanas de tons caribenhos. E aí, partiu Cabedelo?


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca