CABEDELO 59 ANOS: Prefeito libera crédito do Desenvolver a 20 pequenos empreendedores cabedelenses.



(Foto: Michael Sampaio - Secom Cabedelo)
O prefeito Leto Viana realizou, nesta sexta-feira (11), mais uma entrega de cheques do Programa Desenvolver Cabedelo. Esta foi a segunda remessa de benefícios e contemplou 13 pequenos empreendedores inscritos no Programa e habilitados para o crédito. A entrega fez parte do calendário de atividades alusivas aos 59 anos de emancipação política da cidade, celebrados neste sábado (12).
 

Até o momento, o Desenvolver Cabedelo beneficiou 20 pequenos empreendedores do município, em um investimento de cerca de R$ 35.000 (Trinta e cinco mil reais). Na primeira remessa, realizada no dia 30 de novembro, sete empreendedores tiveram acesso ao crédito.

O prefeito enalteceu o empenho da equipe e anunciou, para breve, a incorporação de um contador ao Desenvolver, no intuito de otimizar a assistência aos pequenos empreendedores atendidos pelo Programa.

“Quero agradecer a equipe do Desenvolver pelo trabalho, pela organização, pela estrutura e a atenção que deu a todos microempresários que o procuraram e foram beneficiados com os empréstimos. O projeto em si é de grande valia, pois fomenta o comércio de Cabedelo. Os beneficiados têm hoje uma microempresa e um campo aberto para se desenvolver. E esse é um principio das cidades que têm potencial turístico, como o nossa, e que devem investir na capacitação e na estrutura das empresas”. 

Para a coordenadora do Desenvolver, Geovanice Ferreira, o Programa cumpriu, nessa primeira fase, um papel muito importante na vida comercial da cidade.

"A gente vê o brilho no olhar dessas pessoas que, a partir de hoje, podem dizer que tudo vai ser diferente. Isso é muito importante para nós, ligados ao Programa, e para a própria Prefeitura, que vê o comércio sendo alimentado por essas pessoas; É importante frisar que todas elas passaram pelas etapas previstas na operacionalização do Programa. Foi todo um processo, desde a inscrição e a capacitação, até a nossa visita. O Desenvolver não termina aqui com o recebimento dos cheques, ele continua com o acompanhamento do retorno desse empréstimo, que é a forma que temos de beneficiar outras pessoas e até mesmo a eles, que, depois de liquidarem o empréstimo, estarão automaticamente aptos ao reingresso no programa”, destacou.

O valor de crédito distribuído no Programa chega a R$ 3 mil, estipulados, segundo Geovanice, a partir dos planos de negócio elaborados e das visitas técnicas que determinam a capacidade de cada interessado. Além do acompanhamento, a pretensão do Desenvolver é atuar também na capacitação permanente dos empreendedores em outras áreas, através de parcerias com instituições de formação empreendedora.

Beneficiados – Para Francineuda Lucas da Silva, moradora do centro da cidade e uma das artesãs atendidas na primeira fase do Desenvolver, o crédito concedido tem uma importância fundamental para o seu trabalho.

“Esse valor vai ajudar e muito na compra de mais material, principalmente escamas de peixe, que é a base da minha arte. Vou poder produzir mais peças", disse. 

Já a dona de salão de beleza, Débora Leite Soares, de Ponta de Matos, creditou toda a realização de seus projetos à Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC). 

“A Prefeitura me ajuda desde o início. Minha profissionalização se deu através dela, em parceria com o Governo Federal, pelo Pronatec. Minha história começou daí, um sonho que eu tinha há muito tempo e que, com incentivo, tirei do baú. A PMC ajudou na minha profissionalização e está, agora, me ajudando a abrir o meu próprio negócio”, destacou.  

O Programa – O Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento. 

O Programa visa aumentar as oportunidades de emprego aos cabedelenses, gerar capacitação e qualificação gerencial de empreendedores e gestores de pequenos negócios; promover sistemas associados de produção; oferecer infraestrutura que facilite o acesso do microempresário no mercado e pesquisar e estudar novas alternativas de mercado.

Podem participar do programa pessoas jurídicas; microempreendedor individual; sociedade empresarial, sociedade simples; Empresa Individual de responsabilidade Limitada (EIRELI); empresário na forma prevista em lei, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no registro Civil de Pessoas Jurídicas; setores da indústria e prestadora de serviços e comércio de qualquer natureza.

Para se cadastrar, os interessados devem procurar a sede do Desenvolver – localizada na rua Joaquim Bento de Santana, s/n, sala C, no bairro de Monte Castelo, próximo ao Varanda´s Dancing Bar – das 9h às 14h, horário de funcionamento do órgão. 

Após fazer seu cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio. 

Créditos e juros - O Desenvolver trabalha com duas linhas de crédito: uma para aquisição de equipamentos e máquinas, e outra para capital de giro. O prazo para a quitação de pagamento em ambas as linhas será de, no máximo, 12 meses. A taxa de juros dos empréstimos é de 0,8% a.m sobre o contrato, e a multa para inadimplentes chega a 2%.


Secom Cabedelo

Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca