SEPM realiza ação de combate à violência contra a mulher



(Foto: Kleyton Paiva)
A Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres de Cabedelo (SEPM), com o apoio da Secretaria de Saúde (Sescab), e em parceria com a Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAN) da Polícia Civil da Paraíba, realizou, na manhã desta segunda-feira (20), mais uma ação preventiva e de combate à violência contra a mulher.

O evento, que aconteceu o entorno da Estação Ferroviária de Cabedelo, contou com distribuição de folders informativos e com um espaço para a saúde da mulher, com realização de exames e orientações sobre diversas doenças.

“Trata-se de um projeto de caráter continuado, uma ação articulada com vários órgãos de segurança do Estado e do município em escolas, associações e áreas de grande fluxo de pessoas. É quando levamos apoio e informação às mulheres sobre seus direitos, principalmente, no enfrentamento à violência a que estão sujeitas”, comentou a secretária-adjunta da SEPM, Geusa Ribeiro.

Na ocasião, a Sescab disponibilizou stand para atendimento clínico, sob a coordenação da Saúde da Mulher. Foram realizados exames de pressão arterial, orientações sobre DSTs e os vários serviços gratuitos disponíveis à mulher no município, como mamografias digitais.

“Essas ações permitem uma melhor abordagem às pessoas que trazem algum receio ou relutam em procurar atendimento médico preventivo. Em alguns casos, inclusive, desconhecem os vários serviços disponíveis em Cabedelo, oferecidos gratuitamente. Cito, como exemplo, a realização de Testes Rápidos de Gravidez e consequentes encaminhamentos, que podem ser feitos em todas as Unidades de Saúde da Família. Esse, ao lado de vários outros atendimentos especializados, estão sendo oferecidos à mulher cabedelense com qualidade e conforto”, destacou a coordenadora de Saúde da Mulher, Anabelly Cabral.

As ações seguem uma rotina mensal, e a próxima ocorrerá na Balsa de Cabedelo. Todas as intervenções realizadas pela SEPM sobre os direitos e segurança da mulher estão pautadas pelo que preconiza a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). São consideradas a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

“Dentro do Programa Mulher Protegida, uma das atribuições do DEAN, temos o projeto SOS Mulher. Entre várias ações, temos o atendimento de medidas protetivas à mulher. Trata-se da distribuição de aparelhos celulares de monitoramento. Eles são ligados ao Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), e assim que acionados em determinados ícones informam sobre localização e gravidade da ameaça que mulher estiver submetida”, detalhou a coordenadora do DEAN, delegada Maísa Felix.


Secom Cabedelo

Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca