Cabedelo recebe, pela 3ª vez, Selo Unicef por ações em prol da criança e do adolescente



Selo Unicef (Imagem: Divulgação)
Pela terceira vez consecutiva, o município de Cabedelo recebeu o reconhecimento do Unicef pelo trabalho que vem realizando em prol das crianças e dos adolescentes. O Selo Unicef – Município Aprovado foi concedido à cidade, e a entrega oficial acontece no dia 1º de dezembro, no Centro Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. 

O certificado é um reconhecimento internacional concedido aos municípios pelos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes, valorizando o esforço das gestões em ampliar e melhorar políticas públicas que promovam, protejam e realizem direitos de crianças e de adolescentes.
Dentre as atividades realizadas pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) que foram destaques para a concessão do Selo está a Semana do Bebê, que, ano após ano, ganha destaque estadual e nacional por abordar temas da primeira infância e atuar junto aos órgãos competentes nas melhorias dos indicadores sociais. 

A instituição da Semana do Bebê em Cabedelo foi formalizada pela lei municipal nº 1.658/2013. Após a publicação, foi formada a Comissão Executiva da Semana do Bebê, que é composta por representações das Secretarias de Educação, Ação e inclusão Social, Saúde, Esporte, Cultura, Associações de bairro, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CDMCA) e Sociedade Civil, e conta também com o apoio da Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente.  

Cabedelo vem mostrando êxito nessa temática por meio da melhoria dos indicadores sociais. Índices como o da Cobertura Vacinal Pentavalente, que em 2014 chegaram a 90,6%, e no ano passado atingiram os 92%. Além da proporção de crianças menores de quatro meses com aleitamento materno exclusivo, que conseguiu em 2015 atingir 72,59%, ultrapassando a meta do Estado, que é 66,41%.

“O Selo Unicef só demonstra que estamos no caminho certo. Muito se foi feito nos últimos três anos na cidade, buscando melhorias na qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes. Mas muito ainda precisa ser feito. Esse certificado corresponde a um conjunto de informações que levam a considerar a experiência como exitosa. O melhoramento dos indicadores sociais referentes à saúde e educação e a institucionalização da Semana do Bebê são os mais relevantes, além da capacidade do município de mobilizar a sociedade local para a importância da primeira infância”, destaca a articuladora do selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos Araújo. 


Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca