Prevenção à Aids e ao câncer de pele são temas de palestras no Anexo da Policlínica



Anexo da Policlínica (Foto: Rennan Melo).
A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) realizou, na última quarta-feira (6), mais uma ação das campanhas do Dezembro Vermelho e do Dezembro Laranja. As atividades, que aconteceram no Anexo II  Policlínica Leonardo Mozart, contaram com palestras educativas sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), principalmente Aids; e ao câncer de pele, respectivamente.

A ação contou com a participação de profissionais e técnicos da Faculdade de Ciências Médicas e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Sescab.
                        
As duas campanhas  - Dezembro Vermelho e Laranja -  são orientadas pelo Ministério da Saúde (MS) e buscam sensibilizar a população quanto à prevenção às doenças como Hepatites B e C, Sífilis, Aids e câncer de pele. 

"As campanhas têm recebido toda a atenção por parte de nossas equipes, mas reiteramos o fato que todos esses serviços são oferecidos em caráter continuado em todas as nossas Unidades de Saúde da Família (USF) e demais serviços de saúde. No entanto, chama nossa atenção o considerável aumento da procura pelos Testes Rápidos para Aids, bem como pelos métodos preventivos ao câncer de próstata e de mama, depois que priorizamos ações previstas nessa campanhas", destacou a secretária adjunta da Sescab, Juçara Pascoal. 

Para Maria Bernadete, moradora do Renascer, foi boa a oportunidade dada a ele a à filha de conhecerem mais sobre essas doenças e ainda poderem fazer o teste rápido. "Gostei muito das palestras e dos serviços que foram oferecidos aqui. É uma chance da gente se prevenir e cuidar de nossa saúde".                        

Campanhas como o Dezembro Vermelho ajudam a quebrar preconceitos de algumas pessoas diagnosticadas com Aids. Em Cabedelo, as ações são contínuas, e acontecem em parceria com o Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa. Na Paraíba, atualmente, existem 4.190 pessoas diagnosticadas com Aids. Tanto os resultados como um eventual tratamento aos casos soropositivos para HIV são sigilosos.


Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca