Cultura em Cabedelo: Paixão de Cristo na Fortaleza de Santa Catarina promete emocionar o público em três dias de apresentação gratuita
Por mais um ano, Cabedelo recebe “A Paixão de Cristo”, na Fortaleza de Santa Catarina, nos próximos dias 18, 19 e 20; e “Renascer da Paixão – Ato de Amor”, no Ginásio Poliesportivo do Renascer, nos dias 18 e 19.
O espetáculo na Fortaleza de Santa Catarina começa sempre às 20h; e no Renascer, às 19h. Os evento são gratuitos.
Os eventos acontecem através do Grupo de Teatro Amador Padre Alfredo Barbosa (GTAAB) e com o Movimento Cultural do Renascer, e contam com todo o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Cultura, que investiu, ao todo, R$ 110 mil nos dois espetáculos.
A Paixão de Cristo – O espetáculo “A Paixão de Cristo”, realizado há quase 50 anos na Fortaleza de Santa Catarina pelo Grupo de Teatro Amador Alfredo Amador (GTAAB), é considerado Patrimônio Imaterial de Cabedelo pela Lei Municipal 1.612/2013, e já é reconhecido com um dos maiores espetáculos teatrais realizados ao ar livre na Paraíba.
Com 68 cenas e mais de 170 envolvidos entre elenco e figurantes, a encenação impressiona pelo cuidado cênico, trilha sonora gravada em estúdio e efeitos especiais. A obra é fruto de intensa pesquisa teológica do professor Tadeu Patrício. Mais que um espetáculo, é um testemunho vivo de transformação social através da arte.
Renascer da Paixão – O projeto Renascer da Paixão 2025 – Ato de Amor é uma iniciativa que une fé, arte e inclusão social, promovendo a valorização da cultura local e o fortalecimento da identidade da comunidade Renascer, em Cabedelo. Através de 17 atos cênicos, que retratam os principais momentos da vida de Jesus, o espetáculo será realizado nos dias 18 e 19 de abril no Ginásio Poliesportivo do Renascer II. Com uma abordagem participativa e colaborativa, a encenação envolve moradores da própria comunidade e de bairros vizinhos, integrando teatro, música e dança em uma experiência emocionante. Mais que uma apresentação artística, o projeto é uma celebração da diversidade cultural, da memória coletiva e do poder transformador do teatro.
PROGRAMAÇÃO