Porto de Cabedelo inaugura sede própria do Programa Porto Cidade


O Porto de Cabedelo inaugurou nessa segunda-feira (18) a sede própria do Programa Porto Cidade, marco histórico para a Companhia Docas da Paraíba e para a população cabedelense. O espaço, com cerca de 1.000 m², está localizado na área primária do Porto, simbolizando a integração entre a autoridade portuária e a comunidade.

Com um investimento de R$ 3 milhões de reais em recursos próprios do Governo do Estado da Paraíba, a nova sede consolida o Porto Cidade como o maior programa social dessa modalidade entre portos públicos do Brasil e um dos mais relevantes do mundo.

“A cidade de Cabedelo, a gente sabe, ama o Porto de Cabedelo. Afinal tem a geração de emprego, renda e oportunidades, mas também pode gerar algumas dificuldades. Por isso que esse programa é tão importante, pois, apesar de algumas consequências, que são naturais do trabalho portuário, mais de 3500 pessoas já foram diretamente beneficiadas, aproximando o Porto da cidade e investindo em uma benéfica contrapartida para Cabedelo”, menciona o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga (que também preside o Conselho de Administração da Companhia Docas).

Além do secretário Deusdete, a cerimônia contou com a presença de diversas outras autoridades, entre elas como o secretário de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, o presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Caio Farias, a vice-prefeita de Cabedelo, Camila Holanda, além de vereadores, prefeitos, empresários, servidores e a população.

“O Porto Cidade é indescritível, especialmente pelas ações que tem feito, como é o caso de homens e mulheres que, ao vir realizar uma consulta, se constata a necessidade de um exame de imagem e esse exame já feito conosco ou encaminhado para a Secretaria de Saúde e o exame é prontamente feito. Inclusive, havendo a necessidade de cirurgia, também fazemos o encaminhamento para o Opera Paraíba e o procedimento é feito. Além disso, mais de mil alunos atendidos pelas aulas de música e os diversos cursos. Tudo isso nós estamos provendo para os filhos de Cabedelo”, celebra o diretor-presidente do Porto de Cabedelo, Ricardo Barbosa.

A nova sede reúne todos os pilares do Porto Cidade, com ampla capacidade para atender os beneficiários pelo Porto Que Cuida com consultas e exames gratuitos, os alunos do Porto Que Educa nos cursos de Auxiliar Administrativo, Assistente de Contabilidade, Inglês e Espanhol, salas com acústica especial para os alunos do Porto Que Toca, incluindo um ambiente que servirá de estúdio para ensaios e gravações, como também espaços para os encontros e oficinas internas do Porto Que Preserva.

“Meus parabéns a toda equipe pela implementação dessa relação Porto Cidade. Há duas semanas fizemos um estudo sobre essa relação em todo país, fazendo um panorama com a agenda 2030 da ONU e todos os direcionamentos que um programa desse tipo precisa acolher. Nossa constatação é que o Porto Cidade aqui de Cabedelo está completamente alinhado com nossos estudo e muito a frente da realidade de outros portos do País”, avaliou Caio Farias, diretor da Antaq.

Durante a solenidade, o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, anunciou novos investimentos estratégicos para o Porto de Cabedelo. Entre eles, a chegada de um guindaste MHC, que permitirá operações com contêineres na nova rota de cabotagem, e a construção de um novo prédio que abrigará um auditório com capacidade para mais de 160 pessoas e o Museu do Porto de Cabedelo.


Fonte: Porto de Cabedelo