Cabedelo abre Ano Cultural em homenagem a Graça Rezende
A abertura aconteceu na escola Marizelda Lira da Silva e contou com a presença da vice-prefeita Camila Holanda e de representantes da família da homenageada
O projeto envolve todas as unidades de ensino do município – das creches ao EJA – e tem como objetivo valorizar a cultura local, promover a cidadania e estimular a cultura de paz. A iniciativa se desenvolve por meio de atividades pedagógicas e de uma mostra cultural competitiva, orientadas por professores e supervisores, e avaliadas pela comissão organizadora para fins de premiação.
A proposta do Ano Cultural é despertar habilidades nos estudantes a partir de categorias alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sempre em diálogo com os eixos temáticos trabalhados nos bimestres escolares.
A cada edição, uma personalidade que contribuiu para o crescimento cultural, político e social de Cabedelo é escolhida como homenageada. Em 2025, o destaque será para Graça Rezende, reconhecida pela dedicação à educação, ao fortalecimento da cultura popular e às políticas públicas em benefício da cidade.
A professora e ex-primeira dama de Cabedelo, Maria das Graças Carlos Rezende, faleceu no dia 29 de junho de 2021. Na Prefeitura Municipal, ocupou a cadeira de secretária de Educação por duas vezes e de Assistência Social em outras administrações. Na Câmara Municipal, cumpriu três mandatos como vereadora, sendo 2 como Presidente da Casa Legislativa. Também ocupou provisoriamente o cargo de prefeita de Cabedelo em 2021, após licença do prefeito e vice-prefeito à época, tornando-se a primeira mulher a exercer tal posto.
O Ano Cultural inclui diversas atividades pedagógicas, com Mostra Cultural competitiva, envolvendo creches e escolas do município de Cabedelo. As ações comungam com eixos temáticos trabalhados no bimestre escolar em prol da cultura local, cultura de paz, cidadania e promoção dos valores humanos.
O projeto também explora as habilidades dos alunos através de categorias indicadas pela comissão organizadora da Secretaria de Educação, orientadas por professores e supervisores e, posteriormente, julgadas com a possibilidade de premiações. A proposta também consiste na promoção e aprofundamento do conhecimento da cultura local através da história das personagens escolhidas.
Nas edições do Ano Cultural, nomes marcantes da história do município foram lembradas, como Altimar Pimentel, tia Beta Ferreira, Padre Alfredo Barbosa, Hermes Nascimento, Enivaldo Miranda, Mestre Benedito e Dora Miranda.
“São tantas lembranças e histórias. Graça trabalhou pela política, cultura, educação e pelo social. Estamos muito felizes em estar aqui prestigiando essa abertura em nome da família. Só temos de agradecer a todo o pessoal envolvido nesse projeto do Ano Cultural”, disse Dedo Rezende.
Autor: Secom Cabedelo
Fonte: PMC