Prefeitura de Cabedelo inaugura nova sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Centro Municipal de Saúde


Com o objetivo de promover melhorias no atendimento ao público e mais inclusão, a Prefeitura de Cabedelo (PMC) inaugurou, nesta quarta-feira (29), a nova sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SPcD) e lançou o Centro Municipal Multidisciplinar de Saúde.

O espaço que vai abrigar os serviços foi totalmente adaptado e estruturado para garantir mais conforto, acessibilidade e eficiência no atendimento à população. As instalações, localizadas na Rua Ismael Farias, 30, Centro (antiga Câmara Municipal), vão concentrar e otimizar as atividades dos programas de inclusão e saúde geridos pela pasta.


“Este momento tão importante representa a disposição da gestão em estar sempre aperfeiçoando a atenção às pessoas com deficiência em nosso município. Somos reconhecidos regionalmente pelas políticas em prol do segmento, resultantes das lutas e reivindicações de pais e outros cidadãos dedicados à causa, que culminou no pioneirismo de implantação de uma secretaria específica. Assim, esta nova sede não só vem reafirmar nosso compromisso como, na prática, traz mais conforto e acessibilidade para quem realmente necessita”, declarou o prefeito André Coutinho.


O novo espaço foi pensado para otimizar o funcionamento dos projetos já desenvolvidos pela pasta, como o Cuidar de Quem Cuida, o Para Jiu-Jitsu, o serviço de transporte para atendimentos fora do município, além do atendimento social para solicitação de BPC (Benefício de Prestação Continuada) e emissão da Carteirinha do Passe Livre.

A nova estrutura também abriga a Central de Libras do Município, fortalecendo a comunicação inclusiva, e conta com uma sala exclusiva para as reuniões do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Com a ampliação, as aulas do projeto Inclusiva Artes também passam a ser realizadas nas dependências da secretaria, integrando ainda mais as ações voltadas à promoção da inclusão social e do desenvolvimento das pessoas com deficiência.


“Cabedelo dá seguimento ao processo de inclusão, que começou bem lá atrás, por meio dos investimentos nos recursos de acessibilidade e promoção da qualidade de vida das PcDs. Essa nova sede surge para oferecer um ambiente mais acolhedor e funcional para todos os cidadãos. Além da concentração de serviços trazer mais comodidade para os usuários, haverá a integração entre as secretarias municipais, assim como proporcionará a ampliação do diálogo e a participação social. A iniciativa reforça o compromisso da gestão em promover políticas públicas articuladas, humanas e inclusivas”, comentou a secretária da inclusão, Gabrielle Soares (Gaby da Inclusão).



Atenção multidisciplinarNas dependências da SPcD também passa a funcionar, a partir de agora, o Centro Municipal Multidisciplinar de Saúde, voltado ao atendimento especializado das PcDs dentro do município. Trata-se de mais uma iniciativa pioneira que reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão social e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

“A abertura deste Centro é fundamental para promover a inclusão, oferecendo um espaço de tratamento e desenvolvimento dentro do próprio município, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras cidades para receber cuidados especializados. É um espaço estratégico para funcionar como apoio e orientação às famílias, por meio particularmente da articulação com a SPcD”, ressaltou o secretário da saúde, Alexandre

O centro oferece atendimento a pessoas com deficiência, com uma equipe multidisciplinar, para dar suporte às famílias. O serviço é gerido pela Secretaria Municipal da Saúde (Sescab) e atua em parceria com a SPcD, ofertando serviços especializados como terapia ocupacional, fonoaudiologia, psiquiatria, pediatria, fisioterapia, psicopedagogia, serviço social, psicologia e nutrição.

O setor estará aberto para atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h

“Esta parceria entre a Saúde e a SPcD visa aumentar a cobertura e melhorar o atendimento à população PcD de Cabedelo. É um  serviço relativamente novo, que ganhou uma expansão significativa nessa gestão, a tal ponto que contamos atualmente com 24 profissionais. Estamos prontos  para o atendimento especializado a todos os tipos de deficiência, incluindo TDAH, deficiência intelectual e física, com uma equipe multidisciplinar que dá suporte às famílias”, falou a gestora do Centro Multisciplinar, Rafaela Nóbrega.


Autor: Secom Cabedelo

Fonte: PMC