Cabedelo realiza dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica, neste sábado (18).



A Secretaria de Saúde de Cabedelo, através da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Coordenação de Controle de Zoonoses, realiza, neste sábado (18), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. O objetivo da ação é imunizar os animais e evitar que eles venham a contrair a doença.

Vinte postos de vacinação estarão disponíveis, distribuídos na secretaria de saúde e em escolas e associações, das 08h00 às 17h00. A vacina antirrábica tem duração de um ano, por isso a importância da imunização anual dos animais a partir dos seis meses de vida. Nestes casos, é preciso também uma dose de reforço 30 dias após a primeira vacina.

Segundo dados da Coordenação de Zoonoses, a população de cães e gatos em Cabedelo é de 9.600 animais, e a meta é atingir 80% desse total para garantir um limite de segurança.

A diretora da Vigilância Ambiental de Cabedelo, Daniela Sarmento, alerta para a importância do comparecimento dos donos de animais aos postos de vacinação. “Sabemos dos riscos de uma doença como a raiva em uma população tão significativa de animais na cidade, por isso convocamos os donos para que procurem os postos e imunizem seus animais para evitar a contaminação, tanto dos animais como das pessoas que convivem com eles”.

A recomendação é que os animais sejam conduzidos aos locais de vacinação com coleira ou guia e por pessoas que tenham força e idade par controlar seus movimentos. Caso o animal seja agressivo ou de temperamento difícil, deverá utilizar focinheira para que os vacinadores possam desenvolver seu trabalho de forma eficiente e segura, tanto para o animal como para as pessoas envolvidas no procedimento.

Outras informações poderão ser obtidas através do telefone 3250-3265.

Raiva – A raiva é uma doença infecciosa, causada por vírus, que afeta os mamíferos. Ela é considerada uma zoonose por ocorrer em animais e também contaminar o ser humano. A transmissão ocorre do animal infectado para o sadio, através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Nas áreas urbanas, tem como principal agente o cão, seguido do gato 

A vacinação preventiva contra a raiva animal é a melhor forma de evitar a propagação dessa doença, que tem os animais domésticos como principais vetores. No meio urbano, a convivência próxima com cães e gatos aumenta a possibilidade de contaminação humana, mas ao mesmo tempo torna possível o controle dos riscos ou até mesmo a eliminação.

Postos de vacinação antirrábica em Cabedelo – 20 postos estarão funcionando no dia D da campanha de vacinação antirrábica em Cabedelo, no próximo dia 18, das 08h00 às 17h00.

POSTO – l (Secretaria da Saúde – Centro)
POSTO – ll (Escola Aníbal Moura – Ponta de Mato)
POSTO – lll (Escola Antonio Viana - Centro)
POSTO – lV (Biblioteca Virtual – ao lado do IFPB)
POSTO – V (Escola Adolfo Maia – Monte Castelo)
POSTO – VI (Escola Rosa Figueiredo – Palmeira)
POSTO – VII (Escola Rosa Figueiredo – Rosinha)
POSTO – VIII (Escola João Roberto Borges – Camalaú)
POSTO – IX (Escola João XXIII – Camalaú)
POSTO – X (Escola Edésio Resende – Manguinhos)
POSTO – XI (Ass. de Moradores de Camboinha II)
POSTO – XII (EMEF Mª Miranda Burity – Poço)
POSTO – XIII (Escola Carlos Morais – Recanto do Poço)
POSTO – XIV (Ass. dos Moradores de Oceania VI)
POSTO – XV (Escola Pedro Américo – Jacaré)
POSTO – XVI (Pão e Leite – Vila Feliz)
POSTO – XVII (Escola Mª das Graças – Jardim Gama)
POSTO – XVIII (Escola Elizabeth F da Silva)
POSTO – XIX (Escola Plácido de Almeida – Renascer III)
POSTO – XX (Escola Hidelbrando – Salinas)


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca