Governo da Paraíba realiza Festival de Brinquedos Populares em homenagem ao Dia das Crianças a partir desta sexta-feira


O Governo da Paraíba, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP)/Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), promove, a partir desta sexta-feira (6), mais um Festival de Brinquedos Populares — uma parceria com o Sebrae e o Home Center Ferreira Costa. Até o dia 15 deste mês, 25 artesãos vão colocar à disposição da criançada o que há de melhor do universo lúdico, numa feira com grande diversidade de brinquedos. 

Na rampa do Ferreira Costa, na BR-230 (estrada de Cabedelo), as crianças vão ter contato com bonecas de pano, carrinhos de madeira, jogos educativos, tudo isso atrelado a uma programação com oficinas, apresentações e várias brincadeiras do universo infantil — todos os dias da semana. De segunda a sábado, das 8h às 21h; e, aos domingos, das 9h às 19h. 

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, falou da expectativa para o Festival de Brinquedos Populares. "Além dessa homenagem, que já é tradição, ao Dia das Crianças, mais esta parceria do Governo do Estado com o Sebrae e o Ferreira Costa vai proporcionar a esses 25 artesãos e artesãs geração de renda e divulgação do trabalho deles. São brinquedos muito próprios, de muita qualidade, que resgatam o brincar com desenvolvimento", comentou. 

Sentimento compartilhado pela secretária da Setde, Rosália Lucas. "O Festival de Brinquedos Populares é mais um evento que vem fortalecer o nosso artesanato. Além disso, significa uma grande oportunidade de nossas crianças entrarem em contato com brinquedos feitos com muito carinho, com muita qualidade", disse. 

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou a diversidade de brinquedos populares que os 25 artesãos, selecionados por meio de uma seleção pública, vão levar a quem visitar o Home Center Ferreira Costa. "Esses 25 artesãos e artesãs, muitos com o título de mestre em brinquedos populares, vão encantar nossas crianças. São várias tipologias: réplicas de parque de diversão, bonecas de pano, jogos educativos. Uma belíssima parceria entre o Governo do Estado, na pessoa do governador João Azevêdo e da nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins, com o Sebrae e o Ferreira Costa. É, como costumo dizer, o encontro dos bons fortalecendo o nosso artesanato", afirmou.

A supervisora de marketing do Ferreira Costa destacou a satisfação do empreendimento por mais esta parceria com o Governo do Estado. "Vamos proporcionar aos nossos clientes mais uma alternativa de acesso à diversão e brincadeiras lúdicas. Neste mês das crianças queremos trazer uma experiência ainda mais alegre", acrescentou Taissa Travassos.

Entre tantos nomes que vão encantar a criançada, está o de Mestre Chico Ribeiro. O sertanejo de Pombal nasceu numa família de artesãos — a maior parte das mulheres eram louceiras e o avô materno confeccionava vassouras da palha da carnaúba.

O amor pelos brinquedos populares surgiu há mais de 30 anos — tanto amor que fez Mestre Chico Ribeiro cursar pedagogia para entender o bem que a tipologia promove no desenvolvimento das crianças. "Inicialmente, era para ajudar a sustentar a família — criar meus quatro filhos. Mais tarde, isso se torna meu jeito de ser no mundo. Hoje eu posso afirmar que eu sou um brincante", externou.

Numa parceria que já dura 15 anos na arte de confeccionar brinquedos populares, Josileide e Regina também nutrem boas expectativas para o Festival de Brinquedos Populares. "Como é um evento que ocorre uma vez no ano, estamos com muita expectativa, tanto em relação às vendas e, principalmente, de ver a alegria das crianças em contato com esse mundo lúdico. Vamos levar bonecas de pano, cavalos de pau, fantoches, enfim, todo esse universo infantil, que deve ser preservado", concluiu. 

FESTIVAL DE BRINQUEDOS POPULARES 

Quando: de 6 a 15 de outubro 

Onde: Home Center Ferreira Costa (estrada de Cabedelo) 

Funcionamento: de 2ª a sábado, das 8h às 21h; aos domingos, das 9h às 19h


Fonte: Governo da Paraíba

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca