VERÃO INCLUSIVO Pessoas com deficiência participam de passeio de catamarã para Areia Vermelha
A atividade é parte integrante da programação do “Verão em Cabedelo”, através da campanha “Sol, Mar, Verão & Inclusão”, e o objetivo principal é proporcionar experiências vividas por tantas pessoas durante o período do verão e que jamais vivenciadas pelas pessoas com deficiência
O passeio reuniu cerca de 30 pessoas, dentre PCDs – acompanhados de seus familiares e/ou acompanhantes. A ação ainda contou com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Turismo e da Defesa Civil. O prefeito André Coutinho e a vice, Camila Holanda, fizeram questão de participar do passeio.
“Cabedelo é, de fato, uma cidade mais inclusiva em todos os seus aspectos e todo esse processo que vem acontecendo desde a gestão passada é importantíssimo. Vamos aprimorar estas ações, visando respeito, dignidade e ofertando lazer e cidadania à todos”, destacou o prefeito.
Entusiasta das ações de inclusão social em Cabedelo, Camila Holanda foi a grande idealizadora e principal articuladora do passeio de catamarã para os PCDs.
“Essa é uma ideia muito importante que a gente teve para mostrar à população e aos turistas que estão curtindo o nosso verão que a praia e a cidade é para todo mundo! A nossa Cabedelo é inclusiva! Esse passeio para PCDs, com foco principal nos cadeirantes, é para que todos sintam orgulho de estar em Cabedelo. E aguarem que ainda vão ser lançadas outras ações, outros passeios… Vem muita coisa bacana por aí”, ressaltou.
Dentro da embarcação, foi montada uma equipe de apoio formada pelos técnicos da SPcD e da AC Social, bombeiros civis e socorristas da Defesa Civil. `O passeio foi todo acompanhado pela viatura marítima da Semam e na praia ainda ficaram bombeiros civis que deram todo suporte no embarque e desembarque dos passageiros.
Ainda num ponto de apoio da praia, se estabeleceu uma VTR Unidade Básica, com equipe médica de plantão e guardas metropolitanos que fizeram a segurança nos arredores.
“Isso é uma vitória tremenda! Porque não só o banho de mar ou esse passeio pra Areia Vermelha, mas sim, a implementação de grandes políticas públicas promovidas por essa gestão de Cabedelo. É notório em todos os cantos, desde as rampas, adaptações e sinalizações nos locais que servem não só para as pessoas com deficiência, mas também para os idosos que precisam de acessibilidade. É uma alegria muito grande para nós”, afirmou o cadeirante Genilson Lima, parceiro do evento através da presidência da Assessoria e Consultoria para Inclusão Social (AC Social).
A administradora Mariana Montenegro levou para o passeio a sua filha Nalu Maria – cadeirante e portadora de microcefalia. Elas se mudaram recentemente, com toda a família para o bairro Praia de Jacaré e fez questão de parabenizar os gestores presentes no evento, afirmando que sua mudança se deve, principalmente, ao fato de ter observado que Cabedelo é uma cidade que pensa nas pessoas com deficiência.
“A gente fica muito feliz, né? Até porque realmente a gente sente a necessidade desses passeios inclusivos. E a gente vê que aqui a gestão de Cabedelo está tendo essa visão, que pensa em todo mundo! Isso é desde a acessibilidade nos locais públicos ou privados, onde percebemos que aqui se faz diferente! A gente vê aqui algumas ações para PCDs que não existem ainda em outras cidades como existem aqui”, finalizou.
Autor: Secom Cabedelo
Fonte: PMC